Por que preciso de um website responsivo?

Website responsivo, preciso de um?

Se você é da área de desenvolvimento ou design para internet, lamento, esse artigo não é pra você. Agora, caso você não trabalhe com design ou desenvolvimento e por alguma razão precisa entender o que afinal é responsividade e o que é um website responsivo, espero poder contribuir de alguma forma.

Já foi se o tempo em que os websites tinham um tamanho padrão, hoje, existem não só tamanhos de tela diferentes, também há dispositivos diferentes. O acesso ao site pode se dar partir de celulares, tablets, desktops e notebooks. E o seu site precisa estar preparado para esta realidade.

Com essa infinidade de formatos, fica impossível desenvolver um site adequado para cada tamanho de tela. O website precisa entender/ler onde será apresentado, ou seja, “responder” de forma diferente dependendo do dispositivo utilizá-lo. Assim, todo o conteúdo é ajustado para o tamanho de tela utilizada pelo visitante, proporcionando uma melhor experiência de navegação e leitura.

Sem uma website responsivo você está perdendo vendas

A proposta aqui é falar sobre aspectos técnicos, mas sim, do resultado prático de ter ou não um design responsivo.
Você pode ter o produto perfeito ou a solução ideal, se seu site não é responsivo, seu cliente em potencial sequer irá encontra-lo.

Desde 2015 o Google, o site de busca mais utilizado no Brasil, adotou a regra de não mais exibir em seus resultados websites que não apresentem seus conteúdos ajustados ao tamanho da tela do visitante. Isso afeta principalmente os resultados de pesquisas feitas a partir de celulares. Simplesmente por seu site não oferecer uma boa experiência ao usuário. Isso significa que alguém pode estar procurando por seu produto ou serviço, mas seu website não é apresentado no resultado.

“Mas meus clientes acessam do computador, não de um celular”

Pode se ter a ilusão, “sites são para serem vistos de um computador”. Porém desde 2014 o IBGE aponta que o celular já supera o número de computadores conectados. O acesso a partir de dispositivos móveis é uma realidade, não mais um cenário distante, é fundamental portanto ter um site otimizado para esses dispositivos.

Se você fez não sabe se o site da sua empresa é responsivo, faça um teste simples. Acesse-o a partir do celular ou tablets para ver como ele se comportamento. Ou ainda, você pode validar seu site na ferramenta do Google. Se preferir, podemos fazer um diagnóstico completo do seu site, é só pedir no link abaixo.

Avaliação gratuita de seu site

 

Deixe uma resposta