
Diferença entre astronomia e astrologia
Observamos o universo, registramos dados, fazemos previsões que podem ser testadas e confirmadas. Esse "passo-a-passo" faz da astronomia uma ciência baseada no método científico.
A astrologia, por outro lado, não se baseia em evidências experimentais. Ela sugere que a posição dos planetas pode influenciar a personalidade e os eventos humanos, mas não tem provas científicas para essa afirmação.
Quando olhamos para o céu, estamos analisando as forças fundamentais do universo: gravitação, eletromagnetismo, relatividade. Nossos modelos são construídos com base em equações matemáticas e testados por meio da astrofísica. A astrologia ignora todos esses princípios.
Na ciência, um modelo precisa ser falsificável, ou seja, pode ser testado e provado como verdadeiro ou falso. A astrologia tem previsões são flexíveis o suficiente para serem reinterpretadas conforme necessário.
A astronomia e a astrologia podem ter raízes históricas comuns, mas enquanto a astronomia é uma ciência que busca compreender o universo com base em fatos e experimentos, a astrologia é uma tradição cultural baseada em crenças.
Refererências Bibliográficas: CARROLL, B. W.; OSTLIE, D. A. An Introduction to Modern Astrophysics. Addison-Wesley, 2007.
HAWKING, S. Uma Breve História do Tempo. Editora Nova Fronteira, 1988.
KAUFMANN, W. J. Astronomy: The Cosmic Perspective. Pearson Education, 2007.
Ajude-nos a deixar este
artigo ainda melhor!

Autoria
Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq
Amante do conhecimento científico. "O país da bola e do samba no pé, ainda será reconhecido pela criatividade de suas mentes brilhantes, e assim então, terá seu futuro nas mãos." - Andressa Saravia.