top of page

Diferença entre astronomia e astrologia

Observamos o universo, registramos dados, fazemos previsões que podem ser testadas e confirmadas. Esse "passo-a-passo" faz da astronomia uma ciência baseada no método científico.


A astrologia, por outro lado, não se baseia em evidências experimentais. Ela sugere que a posição dos planetas pode influenciar a personalidade e os eventos humanos, mas não tem provas científicas para essa afirmação.


Quando olhamos para o céu, estamos analisando as forças fundamentais do universo: gravitação, eletromagnetismo, relatividade. Nossos modelos são construídos com base em equações matemáticas e testados por meio da astrofísica. A astrologia ignora todos esses princípios.


Na ciência, um modelo precisa ser falsificável, ou seja, pode ser testado e provado como verdadeiro ou falso. A astrologia tem previsões são flexíveis o suficiente para serem reinterpretadas conforme necessário.


A astronomia e a astrologia podem ter raízes históricas comuns, mas enquanto a astronomia é uma ciência que busca compreender o universo com base em fatos e experimentos, a astrologia é uma tradição cultural baseada em crenças.


 

Refererências Bibliográficas: CARROLL, B. W.; OSTLIE, D. A. An Introduction to Modern Astrophysics. Addison-Wesley, 2007.

HAWKING, S. Uma Breve História do Tempo. Editora Nova Fronteira, 1988.

KAUFMANN, W. J. Astronomy: The Cosmic Perspective. Pearson Education, 2007.

Ajude-nos a deixar este
artigo ainda melhor!

Qual a sua idade?
Esse artigo foi fácil de entender?
Não entendi nada. Preciso estudar do zero.Difícil de entender. Conhecimento avançado demais.Entendi mais ou menos. Preciso estudar mais.Fácil de entender, mas fiquei com algumas dúvidas.Esse foi muito fácil de entender!
Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq

Autoria

Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq

Amante do conhecimento científico. "O país da bola e do samba no pé, ainda será reconhecido pela criatividade de suas mentes brilhantes, e assim então, terá seu futuro nas mãos." - Andressa Saravia.

bottom of page