top of page

Será que somos mesmo feitos de poeira estelar?

Será que somos mesmo feitos de poeira estelar? Essa pergunta, poética e poderosa, não é apenas uma metáfora inspiradora — é um fato científico.


O astrônomo Carl Sagan a popularizou nos anos 1980, ao afirmar que “somos feitos de matéria estelar”. Mas essa ideia tem raízes mais profundas, que remontam à década de 1950. Naquela época, um grupo de cientistas liderado por Margaret Burbidge, Geoffrey Burbidge, William Fowler e Fred Hoyle publicou um estudo que mudou nossa compreensão sobre a origem dos elementos químicos no Universo.


O artigo, conhecido como B²FH (iniciais dos autores), demonstrou que elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio — como o carbono, o oxigênio, o ferro e o cálcio — são forjados no interior das estrelas por meio de processos de nucleossíntese. Quando essas estrelas chegam ao fim de suas vidas, muitas explodem em supernovas, lançando esses elementos ao espaço.


É graças a esse ciclo cósmico que o cálcio dos nossos ossos e o ferro presente no nosso sangue existem. Cada átomo desses elementos foi criado no coração de uma estrela — possivelmente bilhões de anos antes da formação do Sol e da Terra.


Ou seja: somos, realmente, feitos de poeira de estrelas.

Referências

BURBIDGE, E. M., Burbidge, G. R., Fowler, W. A., & Hoyle, F. (1957). Synthesis of the Elements in Stars. Reviews of Modern Physics, 29(4), 547–650. https://doi.org/10.1103/RevModPhys.29.547

SAGAN, C. (1980). Cosmos. Random House.

Ajude-nos a deixar este
artigo ainda melhor!

Qual a sua idade?
Esse artigo foi fácil de entender?
Não entendi nada. Preciso estudar do zero.Difícil de entender. Conhecimento avançado demais.Entendi mais ou menos. Preciso estudar mais.Fácil de entender, mas fiquei com algumas dúvidas.Esse foi muito fácil de entender!
Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq

Autoria

Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq

Amante do conhecimento científico. "O país da bola e do samba no pé, ainda será reconhecido pela criatividade de suas mentes brilhantes, e assim então, terá seu futuro nas mãos." - Andressa Saravia.

bottom of page