
Será que somos mesmo feitos de poeira estelar?
Será que somos mesmo feitos de poeira estelar? Essa pergunta, poética e poderosa, não é apenas uma metáfora inspiradora — é um fato científico.
O astrônomo Carl Sagan a popularizou nos anos 1980, ao afirmar que “somos feitos de matéria estelar”. Mas essa ideia tem raízes mais profundas, que remontam à década de 1950. Naquela época, um grupo de cientistas liderado por Margaret Burbidge, Geoffrey Burbidge, William Fowler e Fred Hoyle publicou um estudo que mudou nossa compreensão sobre a origem dos elementos químicos no Universo.
O artigo, conhecido como B²FH (iniciais dos autores), demonstrou que elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio — como o carbono, o oxigênio, o ferro e o cálcio — são forjados no interior das estrelas por meio de processos de nucleossíntese. Quando essas estrelas chegam ao fim de suas vidas, muitas explodem em supernovas, lançando esses elementos ao espaço.
É graças a esse ciclo cósmico que o cálcio dos nossos ossos e o ferro presente no nosso sangue existem. Cada átomo desses elementos foi criado no coração de uma estrela — possivelmente bilhões de anos antes da formação do Sol e da Terra.
Ou seja: somos, realmente, feitos de poeira de estrelas.
Referências
BURBIDGE, E. M., Burbidge, G. R., Fowler, W. A., & Hoyle, F. (1957). Synthesis of the Elements in Stars. Reviews of Modern Physics, 29(4), 547–650. https://doi.org/10.1103/RevModPhys.29.547
SAGAN, C. (1980). Cosmos. Random House.
Ajude-nos a deixar este
artigo ainda melhor!

Autoria
Andressa Saravia - MBA em Marketing na USP Esalq
Amante do conhecimento científico. "O país da bola e do samba no pé, ainda será reconhecido pela criatividade de suas mentes brilhantes, e assim então, terá seu futuro nas mãos." - Andressa Saravia.






