E-mail marketing ainda funciona?

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Direto ao ponto, ninguém gosta de receber SPAM, aqueles e-mails indesejados, não autorizadas, nada relevantes e que lotam diariamente a caixa postal.
O SPAM é o responsável por muitos predizerem o fim do e-mail marketing e de sua efetividade, mas será que isso é verdade?

Não há dúvida que o e-mail marketing sofreu com o uso de estratégias questionáveis, tais como: Venda e compra de listas, envios não autorizados, entre outras práticas. Com isso as taxas de abertura já não são mais as mesmas. No entanto, o e-mail marketing continua sendo uma das mais eficientes ferramentas de marketing digital… quando bem usado.

O que fazer para que meu e-mail seja lido… algumas dicas práticas.

Muito pode ser feito para melhorar a taxa de entrega e abertura dos e-mails, mas ainda há muitos cuidados básicos que ainda são negligenciados. As dicas aqui apresentadas ajudam a evitar alguns desses erros.

Seja objetivo

A menos que você tenha leads muito engajados, sedentos por receber seus e-mails, o ideal é que a mensagem seja objetiva. Textos curtos, sem rodeios, são mais eficientes. Tente condensar as informações em tópicos, sem a necessidade de textos mais longos para que façam sentido.

Cuidado com o que fala

“Grátis”, “Sem custo”, “fique rico”, “aumente seu p…”  são palavras que são proibidas em qualquer e-mail marketing. As regras anti-spam impedem a chegada das mensagens pelo simples fato de conter essas palavras. Escrever em CAIXA ALTA, usar pontuação exageradamente (!!!) também devem ser evitados.

Imagens, com moderação

Imagens auxiliam na assimilação de mensagem e a tornam mais atrativa. Mas em muitos casos as imagens são barrados automaticamente pelo servidor ou programa de e-mail utilizado. Caso sua mensagem contenha apenas imagens, seu destinatário receberá uma mensagem em branco.

A regra de ouro: “pessoalidade”

Ainda recebo e-mails que são nada mais que um panfleto eletrônico, carregados de imagens e limitados a apresentar serviços ou produtos que geralmente, não preciso. Um bom e-mail marketing não é assim, o segredo está em tornar as mensagens pessoais. É necessário falar com cada indivíduo e não com uma lista de contatos. As mensagens precisam ser mais parecidas com uma mensagem que você enviaria para um amigo. Ao receber a mensagem, o destinatário precisa “sentir” que foi aquele e-mail foi escrito para ele. Chame o destinatário pelo nome, utilize de forma inteligente as informações do seu lead.

Chame para a ação (CTA)

Seu e-mail está perfeito, texto redigido (e revisado), imagens cuidadosamente escolhidas. Mas é necessário motivar o destinatário a dar continuidade, oferecendo “Chamadas para ação” ou CTAs (Call to action.). Caso você não utilize CTAs, é muito provável que você não receba nenhum tipo de mensagem de resposta. O ideal é mostrar o caminho, se você deseja que o cliente em potencial conheça seu produto ou serviço, ofereça a ele essa opção a ele,  de forma clara e objetiva.

Sim, o e-mail marketing ainda funciona

O e-mail marketing continua sendo muito relevante, quando bem utilizado e apresenta o melhor ROI (Retorno sobre investimento), porém, adotar cuidados e boas práticas irá certamente influenciar em muito a taxa de abertura de suas mensagens e o resultado da ação. Para saber mais, que tal baixar “O Guia prático de E-mail marketing”?

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