top of page

Os planos de Trump para a colonização de Marte

Alguém lembra do que o Trump falou sobre a colonização de Marte no discurso inaugural do seu segundo mandato?

No dia 20 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos ao lado do vice-presidente J.D. Vance, prometeu levar astronautas americanos até Marte e a promessa já está começando a se concretizar!

“Vamos perseguir nosso destino manifesto entre as estrelas, lançando astronautas americanos para fincar a bandeira dos EUA em Marte.”— Presidente Donald J. Trump
Trump anuncia intenção do governo americano de explorar Marte no discurso de inauguração do seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. Duração - 0:51 a 1:18.

Com essa declaração, a NASA iniciou uma jornada acelerada de inovação, exploração e diplomacia espacial, impulsionada por uma agenda clara: a liderança americana no espaço. Este objetivo vem se realizando rapidamente com missões espaciais, lançamentos, desenvolvimento de tecnologias espaciais e esforços publicitários em comunicação de novas descobertas.

A expedição da NASA em parceria com a Roscosmos, conhecida como missão Crew-9, trouxe de volta à Terra, no dia 18 de março de 2025, quatro tripulantes da Estação Espacial Internacional após uma estadia prolongada. O pouso ocorreu com sucesso no Golfo do México, reforçando o compromisso dos Estados Unidos com voos tripulados seguros.

A missão Crew-10 foi lançada com astronautas da NASA, Japão e Rússia. A tripulação lidera experimentos científicos e cooperação internacional em órbita, sob liderança americana.

Além disso, Don Pettit, aos 70 anos, retornou de sua missão e se tornou o astronauta ativo mais velho da NASA. E Jonny Kim, médico, astronauta e ex-membro da força de operações especiais da Marinha americana, iniciou sua primeira missão espacial, demonstrando o poder da formação de novos talentos americanos.

Em relação a Marte, a NASA deu passos decisivos para preparar missões tripuladas à Lua com o programa Artemis. A montagem do foguete Artemis II, que levará astronautas em órbita lunar, está avançando rapidamente com testes de propulsores, integração de módulos e sistemas de recuperação já em andamento.

Algumas tecnologias necessárias para chegar a Marte estão sendo testadas como o SEP (Propulsão Elétrica Solar), que será essencial para transporte de carga e manobras orbitais, testes de pouso em terrenos difíceis como os de Marte e avanços em comunicações ópticas de alta velocidade para missões em espaço profundo.

Os primeiros 100 dias do governo de Trump também trouxeram avanços notáveis na ciência espacial como o lançamento do telescópio SPHEREx para mapear a origem das galáxias e buscar sinais dos blocos fundamentais da vida no universo. Diferente de telescópios como o Hubble ou James Webb que observam alvos específicos, o SPHEREx fará um levantamento completo, obtendo dados espectroscópicos para cada ponto do céu visível.

A missão Lucy que realizou com sucesso seu segundo sobrevoo de asteroides, estudando corpos celestes com mais de 150 milhões de anos e a sonda Parker Solar Probe que se aproximou do Sol mais do que qualquer outra missão e foi reconhecida com o Troféu Collier.

A NASA demonstrou que a inovação espacial também melhora a vida na Terra realizando testes com aeronaves elétricas e sistemas de táxis aéreos autônomos, criando ferramentas de simulação para combate a incêndios e gerenciamento de desastres naturais e estabelecendo parcerias com a aviação civil para evitar atrasos em voos comerciais usando tecnologia da NASA.

Durante esse período, Finlândia e Bangladesh assinaram os Acordos Artemis, reafirmando o compromisso global com a exploração pacífica do espaço. Ao todo, 54 nações já fazem parte dessa coalizão liderada pelos EUA. Também foram identificados, em amostras do asteroide Bennu, ingredientes essenciais para a vida, através da missão OSIRIS-REx.

A NASA também lançou o documentário “Planetary Defenders”, destacando o trabalho de defesa planetária contra asteroides e recebeu 12 prêmios Webby por excelência digital, reafirmando sua liderança em comunicação pública.

Da Estação Espacial à Lua, e da Lua a Marte — o compromisso é claro: colocar os Estados Unidos novamente na vanguarda da exploração espacial.

Como está a sua curiosidade para saber mais sobre as missões, tecnologias e descobertas da NASA? Acompanhe nossas atualizações aqui no Cosmonauta para mergulhar no fascinante universo da exploração espacial.

Referências

ABC7 News (2025). NASA’s oldest active astronaut talks returning to Earth on his 70th birthday. Disponível em: https://abc7.com/post/nasas-oldest-active-astronaut-talks-returning-earth-70th-birthday/16271088

Associated Press (AP) (2025). NASA’s oldest active astronaut Don Pettit returns to Earth on 70th birthday. Disponível em: https://apnews.com/article/nasa-oldest-astronaut-don-pettit-649e63b2d26fa878fd7163dc7373add6NASA (2024).

NASA Astronaut Don Pettit to Discuss Seven-Month Space Mission. Disponível em: https://www.nasa.gov/news-release/nasa-astronaut-don-pettit-to-discuss-seven-month-space-mission

NASA (2025). NASA’s First 100 Days Under the Trump-Vance Administration. Publicado em 29 de abril de 2025. Acessado em 01 de maio de 2025. Disponível em: https://www.nasa.gov

The Guardian. From Panama to Mars: the most extreme announcements in Trump's inauguration speech. Acessado em: 01 de maio de 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sIQpEZinyiQ


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

REFERÊNCIAS

Atek et al. (2023). The James Webb Space Telescope reveals the central role of low-mass galaxies in the reionization process of the Universe. Sorbonne Université. Disponível em: http://sorbonne-universite.fr

 

Endsley et al. (2022). A JWST/NIRCam Study of Key Contributors to Reionization: The Star-forming and Ionizing Properties of UV-faint z~7-8 Galaxies. arXiv:2208.14999. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2208.14999

 

Llerena et al. (2024). Physical properties of extreme emission-line galaxies at z ∼ 4–9 from the JWST CEERS survey. Astronomy & Astrophysics. Disponível em: https://www.aanda.org/articles/aa/abs/2024/11/aa49904-24/aa49904-24.html

 

Mascia et al. (2024). New insight on the nature of cosmic reionizers from the CEERS survey. Astronomy & Astrophysics. Disponível em: https://www.aanda.org/articles/aa/abs/2024/05/aa47884-23/aa47884-23.html

bottom of page