Preciso de um website para minha empresa?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Não importa! Sua empresa pode ser especial, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não a encontram? Ou ainda pior, se só encontram seu concorrente?
Não estabelecer presença on-line custa caro para o seu negócio e impacta inclusive o seu resultado.

Hoje encontramos website para praticamente todo tipo de empresa, desde de pequenos negócios locais a grandes corporações. Mas independente do segmento, local ou tamanho, ter um website é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso.

Se você está adiando ou relutando em criar um site para sua empresa, aqui estão nossas principais razões para que sua empresa tenha um site e um domínio próprio e os benefícios que ele pode trazer. Vamos a elas:

Atender a expectativa de seu cliente:

Mais do que nunca, os consumidores esperam encontrar informações da sua empresa on-line, a maioria dos consumidores faz pesquisas on-line antes de realizarem uma compra ou contratar um serviço. Mesmo para um negócio local, caso não tenha um website, a mensagem que você está passando é de que seu negócio ainda está presa ao passado e que é não está atenta ao cenário atual. Ou ainda que você não está interessado em atrair novos clientes.

Geralmente, não é necessário um site muito complexo com muitas funcionalidades ou detalhes demasiadamente técnicos ou uma enciclopédia on-line. Tratando-se de uma empresa local, um site que resuma seu negócio tende a ser o suficiente, contanto que essa informação seja coerente, atualizada e que seja facilmente encontrada.

Website é mais acessível que a mídia tradicional.

Guias comerciais, Outdoors, Rádio e Televisão são mídias essencialmente caras e com um resultado difícil de mensurar. Além disso, concorrer com grandes anunciantes é oneroso demais. Um bom website, coloca sua empresa em pé de igualdade com grandes anunciantes, permitindo uma comparação mais democrática. Outro aspecto interessante é a possibilidade de mensurar cada click e acesso, auxiliando também nas campanhas de mídia paga (Leia também nosso post sobre Mídia paga).

Estabelecer relacionamento com possíveis cliente

Um bom website, não só permite com que seu negócio seja encontrado por seu cliente potencial, mas também permite a interação com ele. Usando E-mail, formulários de contato, aplicativos de chat e até mesmo o Whatsapp, você pode literalmente conversar com cliente do outro lado do globo (ou o vizinho ao lado).

Além disso, um website atualizado é uma excelente forma informar os clientes que já fazem parte de sua carteira de alguma novidade ou seu mais novo produto ou serviço.

A minha empresa precisa de um website se eu estiver nas redes sociais?

Muitas empresas acreditam não ser mais necessário ter um website por estarem presentes nas redes sociais. Ter uma página no Facebook e ter muitas “curtidas” ou manter um perfil no Instagram com muitos seguidores é ótimo para que seu negócio seja encontrado e ainda interaja com o público.

Mas há algumas coisas erradas com essa estratégia, a primeira delas é que sua empresa se torna dependente da rede social. Algoritmos mudam constantemente afetando a forma como os conteúdos chegam ao público, as regras mudam, o que funcionava hoje, pode não funcionar amanhã. Com um website próprio, é você que dá as cartas e estabelece as regras.

Além do mais, as redes sociais perdem relevância. O Facebook, por exemplo, já não é mais relevante para o público mais jovem, estes estão migrando para plataformas como YouTube, Instagram. Lembra do Orkut? Semelhantemente o Facebook já apresenta sinais bem concretos de que vai seguir o mesmo caminho.

O ideal é sempre usar a rede social, seja ela qual for, para atrair visitantes ao seu site.

Para o seu negócio crescer.  

Qual é o objetivo de sua empresa? Se seu objetivo é fazê-la crescer, ter website pode ser a resposta. Ou você conhece alguma empresa de sucesso que não tenha site?

Toda empresa (ao menos as que querem se manter no mercado.) precisa de um website. Afinal, um site de domínio próprio é a base para qualquer estratégia de Marketing Digital. É o canal que vai passar credibilidade, permitindo que sua empresa seja encontrada, dando autoridade no mercado e dando a possibilidade de expandir o seu negócio.

Sendo assim, se sua empresa ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejá-lo.

Leia também...

7 Razões para investir em mídia paga

7 razões para investir em mídia paga

É fato que as empresas sempre pagaram para aparecer nas mídias tradicionais. Portanto, era de se esperar que elas continuassem a fazer

E-mail marketing funciona

E-mail marketing ainda funciona?

Direto ao ponto, ninguém gosta de receber SPAM, aqueles e-mails indesejados, não autorizadas, nada relevantes e que lotam diariamente a caixa postal.

Por que preciso de um website responsivo?

Website responsivo, preciso de um?

Se você é da área de desenvolvimento ou design para internet, lamento, esse artigo não é pra você. Agora, caso você não